O prefeito é o líder eleito de um governo municipal. Na forma forte de prefeito de governo, o prefeito é o Diretor Executivo da cidade. Na forma de conselho-gerente de governo, o prefeito é o líder do Conselho da cidade, mas não tem maior autoridade oficial do que qualquer outro membro do Conselho.
A função do prefeito
Dentro da forte forma de prefeito de governo, o prefeito atua como um diretor executivo. Assim como um presidente a nível federal, a autoridade executiva dentro do Governo da cidade é investido no Prefeito. Esta forma de governo local é mais frequentemente utilizada em cidades maiores, onde os prefeitos precisam estar mais ligados a políticos estaduais e federais e administradores públicos.
O prefeito é o rosto público da cidade, assim como o presidente é o rosto dos Estados Unidos. Durante desastres naturais e provocados pelo homem, o prefeito está na frente dando atualizações para os impactados pelo desastre, bem como para a imprensa nacional e internacional.
Os vereadores da cidade acabam por se apresentar ao presidente da Câmara. Como administrador-chefe, o presidente da câmara tem o poder de contratar e despedir pessoal. Em algumas cidades fortes do prefeito, o Conselho da cidade tem o poder de confirmar ou rejeitar nomeações autárquicas.
O presidente da câmara
Um prefeito no sistema de conselho-gerente é o chefe simbólico da cidade. Na realidade, o prefeito é o primeiro entre iguais no Conselho Municipal. O prefeito deve usar a influência mais do que o poder oficial, a fim de impulsionar a agenda política da cidade.
O Conselho Municipal, sob a liderança do prefeito, é o órgão legislativo da cidade, enquanto o administrador da cidade é o executivo. O Conselho Municipal contrata o gerente para implementar as leis e políticas que adota. O gerente dirige a equipe na realização das operações diárias da cidade. O gerente também serve como o principal conselheiro político do Conselho.
Quando o prefeito da cidade precisa comunicar informações críticas ao Conselho Municipal, o prefeito é a primeira pessoa que o gerente contata. A partir daí, o gerente pode entrar em contato com os outros membros do conselho, ou o prefeito pode divulgar a informação.
Depende das relações entre o prefeito, o gerente e os membros do Conselho. Exemplos de informações críticas podem incluir um tiroteio envolvendo oficiais, a demissão de um chefe de departamento, rumores de um processo iminente contra a cidade, ou um acidente de segurança no local de trabalho.