A Coelba no seu site disponibiliza a segunda via e tem tido uma comunicação com o consumidor mais voltada à conscientização, visando frear os custos obtidos na conta de luz ao fim do mês. Fique com as dicas Coelba e economize até 30% de energia:
Desligue os aparelhos de energia
Infelizmente, a maioria de nós mantém as coisas ligadas por horas ou até mesmo dias entre as horas em que realmente as usamos. Isso inclui TVs, computadores, aparelhos de DVD, DVRs, Xbox e consoles Playstation, nosso ar condicionado ou aquecimento (quando estamos fora), fornos torradeira e muito mais. Essas coisas estão usando eletricidade, mesmo quando você não as está usando. Eu li que DVRs e consoles de jogos são especialmente necessitados de eletricidade, mesmo quando não estão em uso.
Basta desconectar essas coisas quando você não for usá-las por várias horas ou até mesmo dias. (E, no caso do AC ou aquecimento, desligue-o quando você estiver fora por algum tempo.) Se você está preocupado que isso é muito complicado para você, existem vários plugues de economia de energia que podem ajudar você para cortar esse consumo de eletricidade em espera sem fazer nada.
Livre-se dos refrigeradores antigos
Refrigeradores antigos (como o que você pode ter em sua garagem) são enormes porcos de energia. Se você tem um desses “só porque seria um desperdício não usá-lo”, talvez seja hora de perceber que é um desperdício usá-lo. Livre-se disso.
Na verdade, se você tiver vários frigoríficos de qualquer idade, considere redimensionar para apenas um. As geladeiras são grandes consumidoras de energia. Eles consomem eletricidade como Homer Simpson consome rosquinhas. Provavelmente, você precisa de muito menos espaço na geladeira do que imagina. Olhe para isso, pense um pouco e volte a escala.
Se você tiver apenas uma geladeira, mas ela é realmente antiga, você ainda pode economizar dinheiro atualizando para uma nova. Olhe para isso. Faça as contas. Ou pelo menos um amigo amante de matemática faz isso por você.