Os jornais brasileiros impressos sempre tiveram um grande papel no país. Hoje em dia sua popularidade está caindo, mas ainda há muitas cópias em circulação, mantendo viva a velha tradição de papel impresso – mesmo que no site de notícias já se tenha confirmado que a versão online dos mesmos jornais ainda tem mais acesso e são preferidos às mídias físicas.
Até 1808, a imprensa não era permitida no Brasil, até que a família real portuguesa chegou ao país. Esta foi uma característica especial da colônia portuguesa, porque todas as outras colônias europeias na América tinham imprensa presente desde o século XVI. O primeiro jornal no Brasil foi publicado em 1808 no Rio de Janeiro em 10 de setembro.
Abaixo estão os 5 melhores jornais impressos no Brasil. Esta classificação mudou muito ao longo dos anos e foi assim que foram categorizados no último ano. A lista é divulgada anualmente pela Associação Brasileira de jornais, e em 2014 o jornal mais popular foi uma grande surpresa para todos os concorrentes tradicionais.
1.Super Notícia
Estado: Minas Gerais
Cópias: 302.472 por dia
Formato: tablóide
Super Notícia é um tablóide que faz parte do conglomerado o Tempo. Começou em 2002 e em 2006 tornou-se o sexto jornal mais vendido do Brasil. Uma marca ainda mais incrível foi alcançada em 2013, quando se tornou o jornal mais vendido do país. Este jornal sensacionalista de Minas Gerais oferece mais mexericos e artigos desportivos do que notícias reais.
2.Folha de São Paulo
Estado: São Paulo
Cópias: 294.811 por dia
Formato: folha de cálculo
A Folha é o maior jornal do Estado de São Paulo e um dos mais influentes do país. Foi fundada em 1921 por um grupo de jornalistas sob o nome Folha Da Noite. A Folha foi o primeiro jornal do Brasil a usar impressão offset e ter uma redação computadorizada. O perfil dos leitores de jornais varia de classe alta a classe média.
3.O Globo
Estado: Rio de Janeiro
Cópias: 267.542 por dia
Formato: folha de cálculo
O Globo foi fundado em 1925 no Rio de Janeiro. Criado para a área metropolitana da cidade, o jornal faz parte do Grupo Globo, proprietário da maior rede de televisão do Brasil. Com políticas conservadoras, O Globo foi o primeiro jornal a circular aos domingos.
4.O Estado de São Paulo
Estado: São Paulo
234, 863 cópias por dia
Formato: folha de cálculo
O Estado de São Paulo, ou estado, foi o primeiro jornal a vender cópias individuais. A concorrência zombou deles por isso, mas suas cópias começaram a vender mais e mais. Quando começou em 1889, tinha quatro páginas e 2.025 cópias para distribuição. Este periódico se recusou a se afiliar a qualquer partido político e fez artigos de opinião sobre os assuntos mais controversos, como o aborto e as eleições presidenciais.
5.Extra
Estado: Rio de Janeiro
Cópias: 225. 622 por dia
Formato: folha de cálculo
Também parte do grupo O Globo, O Extra rapidamente se tornou um dos jornais mais vendidos no Brasil. Fundada em 1998, é um dos poucos jornais a ter principalmente leitores do sexo feminino com a faixa etária líder entre 30 e 50 anos.